.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

terça-feira, 27 de julho de 2010

O que é amor? Há padrão para amar?

Falemos de amor, tudo escrito abaixo aplica-se a todos os tipos de relacionamentos humanos, em especial aos amorosos, independente de sexo ou orientação sexual. Humanos são humanos.

Dia desses, em um desses sites de redes sociais, li a seguinte pérola: "Ninguém precisa me entender, mas em uma coisa preciso ser entendido. Sempre falei a verdade, e isso é amor."
Foi isso ou quase isso!

Lamento informar, amigo, mas com muita boa vontade isso seria "honestidade" com aspas, tá.
Ao ler, fui consumido por uma sensação estranha de revolta, quis responder, imediatamente, mas me contive.

Respondo aqui:
Amar foi a tônica dos últimos 12 anos . Na perspectiva de que ama-se nos bons e maus momentos, suporta-se muito. Das mais diversas pessoas já ouvi te amo, mas a partir da frase do nosso colega ficou muito claro que as pessoas no mundo de hoje estão com conceitos extremamente elásticos, flexíveis e deformados e que para a maioria das pessoas amar é qualquer coisa, menos amor.

Muitos confundem o amor com aquela comichão que nos domina quando conhecemos alguém interessante, mas isso é só paixão. Dura, no máximo, 3 anos. E lamento informar, na esmagadora maioria das vezes, nos apaixonamos por nossos reflexos nos outros.

A frase Eu te amo já salpicou minha boca. Então, vi o que, verdadeiramente e até as últimas conseqüências, isso realmente significa. Entreguei a questão a De-s e sábio como sempre, a resposta chegou hoje.

Hoje, estudamos a seguinte passagem (muito famosa e extremamente esclarecedora):

" ... se eu não tiver amor, nada valerá ... O amor é paciente, bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com as injustiças, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta ... o que é imperfeito perecerá ... "

Resposta Registrada!!!

Apesar de toda discussão sobre as possíveis palavras gregas para amor (Agape, fileo e Eros), no português resta apenas uma palavra: AMOR. O amor acima é o amor perfeito de Deus por nós, aquele verdadeiro e que deve ser modelo para o amor nas relações humanas.

Vem da bíblia, de I Conrintios 13. Alguém ai está assustado? Leio a bíblia e acredito que é um livro sagrado. Ai, gente, destorce o nariz, praticamente todos vocês têm formação cristã, eu que nem tive já entendo.

Os conservadores utilizam e utilizarão trechos pinçados da biblia e lidos fora do contexto histórico para nos oprimir, como utilizaram para justificar a escravidão dos negros, a perseguição dos judeus e a opressão das mulheres. Não se deixem enganar De-s é para todos e para nós também. Um dia escrevo mais sobre isso.

Independente de toda essa discussão religiosa, eu sugiro: Quando tiver dúvida sobre estar ou não amando algo ou alguém, leia e releia o trecho de Corintios. Encaixou, então é amor. Se não, repense!!!

Acima, Jung, a primeira criatura a quem eu disse Eu te Amo,
deprendida e verdadeiramente.
Ele foi fiel e atencioso por 9 anos. Muitas Saudades dele!

(Continua no próximo post)

Um comentário:

  1. Amei!!!
    E é incrível como confundimos paixão, tesão e desejo com AMOR!
    Eu já fiz isso trocentas vezes e sempre me machuquei!
    Amor é algo sublime... Sentimento desprendido e sereno... Acho que na verdade nunca amei ninguém... Acho que AMOR mesmo eu sinto pela Mamis, Raih, Vc e meus bebês... O que passou pela minha vida não foi amor.
    A dica de Coríntios foi ótima e válida demais!!
    Saudades de ler seu blog... E de vc tbm, claro!!
    Beijocas, amigo!

    ResponderExcluir