.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palavras: Poder: (Sub), (IN) Consciente

Hoje o post "cabeça" que foi citado ...

Já falei sobre como encaro as palavras em Arte de Decifrar

Resumindo: Acredito verdadeiramente que as palavras têm poder. Para mim, não são simples sons bradados ao vento, carregam muita energia consciente e subconsciente.

Freud relacionou o pensamento ao questionar a forma que se encarava o inconsciente e consolidar uma nova perspectiva: O subconsciente influência o nosso comportamento.

Agora, que poder têm as palavras que dizemos no subconsciente? O inconsciente comanda ou é comandado pelas palavras que dizemos?

Sabe, é como aqueles enigmas de criança: Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?

E mais uma pergunta: Alguém questiona a mensagem das músicas que cantarola no automático, sem prestar atenção no que as palavras e frases que canta significam?

Todo esse questionamento vem do último presente que ganhei. Um CD do The XX, banda muito boa, que eu recomendo. Logo, foi colocada a música 9, The infinity. Letra e arranjo perfeitos.



Quando gosto, gosto mesmo e nesse caso não era só eu. Então, nos dias que se seguiram a música foi repetida um zilhão de vezes. Nós nos concentrávamos apenas em palavras soltas, mas a letra parece contar a história de como as coisas acabaram.

O que explicaria isso? O subconsciente de quem me deu o presente e depois cantarolou a musica comigo um milhão de vezes sintonou a idéia que logo iria sair? Ou foi influenciada pela mensagem que foi repetida um milhão de vezes? ou não tem nada a ver, é só uma coincidência? Eu não acredito em coincidências ...

Os nazistas diziam: Repita uma idéia muitas vezes e ela se tornará uma verdade.

Eu pensei muito sobre isso e não cheguei nenhuma conclusão definitiva. Mas em uma coisa acredito: As palavras têm poder, então vamos seguir falando o melhor?



PS: Escrevo do café do CCBB e tem um bebê lindo aqui que sorriu para mim e me fez ter certeza de que a vida vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário