.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

domingo, 27 de junho de 2010

Aulas de Literatura: Aprender a Arte de Decifrar ...

Em 1995, eu não conseguia entender, por que existiam aulas de literatura, embora eu fosse fascinado por elas. Meu professor (Feitosa) falava em mono-tom, mas o que falava era fantástico que eu não conseguia perder uma palavra. Me descortinava um mundo oculto e mágico, entender o que estava nas entrelinhas do que estava escrito. Textos eram muito mais que letras colocadas lado a lado.

Para os judeus é um exercício comum. O hebraico é mais que letras lado a lado. Cada letra tem seu significado independente, seu fonema, seu número e seu significado quando reunida à outra. Além de poder ser lido em qualquer sentido na horizontal, vertical ou diagonal.

Com o tempo, fui praticando isso, conseguir ler mais do que está escrito. É muito legal, ainda mais em músicas. Na ditadura, todos faziam letras cifradas. As do Chico Buarque eu aprendia em casa, com a minha mãe, a decifrá-las. Por exemplo, a maior parte das vezes que ele dizia D-US queria referir-se a ditadura.

Enfim, aprendi a ler e decifrar músicas, algumas de suas intenções escondidas e de seus significados herméticos. Mas para mim, ainda é extremamente difícil decifrar pessoas, talvez porque eu mesmo seja difícil de decifrar, embora eu sempre seja extremamente honesto e claro.

A música de hoje foi “Pra o Dia Nascer Feliz”, por CAZUZA, e nela fiquei praticando esse exercício de decifrar o sentido guardado nas entrelinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário