.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

domingo, 8 de agosto de 2010

Por Que Garotos Devem Chorar!

Será que chorar é realmente coisa de mulherzinha?

Chorar é a primeira coisa que temos que fazer ao chegar ao mundo, para que possamos abrir os nossos pulmões e aprender a respirar. Não consigo pensar um limite cultural mais babaca que proibir homens de chorar.

Absurdamente me convenceram disso. Numa daquelas receitas absurdas de como não ser gay. Em 1986, aos 6 anos, parei de chorar, mas não tinha a mínima noção do estrago que estava por acontecer.

Claro que isso, não deu boa coisa. No dia que meu pai morreu, nenhuma lágrima rolou. Enquanto o caixão baixava, não consegui ficar em pé. Que foi isso? Força? Não. Sofrimento completo e absoluto salpicado de insanidade.

Muitos momentos ruins se seguiram e as lágrimas não rolavam, não porque eu não ficasse triste, mas sim, porque eu havia desaprendido a chorar. Em troca de que? De masculinadade?

As conseqüências de acreditar nessa babaquice foram gigantes e os custos altíssimos. Em 2006, minha memória foi reduzida a quase nada e reinteradamente prejudicada.

Vamos combinar, mesmo sem chorar, masculinadade nunca foi minha característica mais marcante.

Depois de estudar antropologia e vivenciar uma cultura estrangeira, percebi o quanto masculinidade era cultural. Ao me entender como gay, a questão toda foi perdendo importância, me senti livre dos papéis pré-determinados e me contentei a ter comportamento de “homem”, em oposição ao comportamento de moleque, e ser homem dessa forma me bastou. Sim porque tem que ser muito “Homem” e forte para assumir que se é gay publicamente em uma sociedade tão homofóbica como nossa.

Depois disso, um dia vi um homem adulto chorar, ao acordar de um pesadelo, de forma frágil, desprotegida e infantil. Me senti confuso, mas contrariando todo o script que eu havia aprendido, naquilo vi força e verdade. Achei bonito alguém não represar os sentimentos.

Depois, vi muitas vezes homens chorando, pelo mais diversos motivos. Vi um mesmo homem chorar várias vezes e já não via mais nisso qualquer sinal de feminilidade.

No meu aniversário de 2008, ganhei um livro do Saramago. Nele destaquei uma passagem, que resume meu sentimento atual sobre chorar:

''...Todos temos os nossos momentos de fraqueza, ainda o que nos vale é sermos capazes de chorar, o choro muitas vezes é uma salvação, há ocasiões em que morreríamos se não chorássemos, ... "

Esse ano, tudo na mais perfeita normalidade, me lembrei do meu pai, de repente, senti uma lágrima rolar, seguida de inúmeras. Confesso que foi difícil parar, porque havia muita saudade, gratidão e tristeza. (Isso aconteceu muitas vezes e agora mesmo, no dia dos pais, sinto isso.)
Concordei completamente com o Saramago, depois de chorar, eu deixei de morrer e de matar os sentimentos. Quando consegui parar, “milagrosamente”, eu me sentia absurdamente forte. Respirei fundo e segui.

De lá para cá, chorei todas as vezes que sentia vontade. Houve vezes, que até de alegria eu chorei. Acho que 25 anos depois, reaprendi a chorar. Amém!

O Mika diz em uma música que chorar não resolve nada. Eu concordo, choro sem ação não leva a nada.

Recentemente, tentaram, mais uma vez, me convencer que chorar era sinal de feminilidade e fraqueza. Imaginem o tamanho do Foda-se!!!

Chorar é uma estratégia evolutiva, para evitar que o ser humano enlouqueça e possa se adaptar as mais diversas situações.

Se as pessoas aprendessem a chorar de forma mais verdadeira e menos chantagista, seriam bem mais felizes e acredito que haveria menos alcoolismo, depressão, pânico e suicídios, mas a cada um fica a sua verdade.

Então, Garotos, chorem todas as vezes que sentirem vontade. Ainda mais se você for gay, pois não importa o que faça e nem o quanto você tente adotar um comportamento “heterossexual” sempre vão encontrar em você algo para taxar de feminino, afinal de contas no limite você gosta é de homem mesmo!
Manda um FODA-SE bem grande e seja feliz.

Um comentário:

  1. Nossa!! Que lindo!
    A melhor maneira de colocar um sentimento que incomoda, que fere, que faz sofrer para fora... Acredito que seja pelas lágrimas! Depois de todo choro, fosse ele por tristeza, saudade, raiva ou seja lá o que fosse... Depois de todo choro... Vinha aquela sensação de tranqüilidade e paz!
    Chorar faz bem! Acalma e consola!
    E para ser homem de verdade... Tem que ser honesto, sincero, verdadeiro, sensato e todos os outros adjetivos que você sabe e conhece! Você é um grande homem! Homem que admiro e estou aprendendo a amar a cada dia... Amo você por seus pensamentos, sua inteligência, seus valores de família, seu carinho com os amigos... Enfim... Por essa pessoa incrível que você é!!

    ResponderExcluir