.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saudades !!! Rasgando a Manta !!!

Acho que mesmo antes de qualquer descrição de saudades, todos concordaremos que:
1- É triste;
2- Dói para burro;

No meio dos múltiplos significados que forçamente descubro existir em cada simples palavra, tentei me agarrar ao significado dicionarizado e descobri que há diferença entre os dicionários Lusitanos e brasileiros: Pode?

Para os portugueses é sempre uma lembrança grata. Não sei se aqui é bem assim não.

Transcrevo o significado do Aurélio:
"Saudades:
Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. / Nostalgia. "

Mas por que sente-se saudades?

Amar, Relacionar-se é construção, é unir histórias, tradições diferentes em um esforço de criar algo novo.

A melhor imagem do processo é a tecelagem de uma manta, vamos tecendo algo novo. Cada um vai voluntariamente cedendo uma linha, outra linha, um pedaço de tecido, as vezes um farrapo, e vamos criando uma grande manta, tipo patchwork.

No final, temos algo novo, único, que não pertence a um, nem ao outro, que não é nem um nem outro, mas ao mesmo tempo é os dois, um conjunto.



E onde entra a Saudades?

Saudades é a dor que sentimos quando somos, contra nossa vontade, somos privados de viver ou conviver com a outra parte que construiu a manta. A pessoa é retirada ou se retira, puxa suas partes na colcha. A dor que sentimos são as linhas se quebrando, os tecidos rasgando e os farrapos mostrando toda sua fragilidade.

Os laços e as conexões vão se rompendo pelo passar do tempo ou pela falta de presença do outros. E Quase tudo traz a tona a lembrança do ser querido. Passar pela Avenida do Exército, qualquer das filiais do Koni, seus cachorros lambões, e a carinha nervosa que te explica que tudo que é não é sim é não.

É uma dor fina porque você sente cada linha se quebrar e vive a dor de ver toda aquela manta iniciar a se desmanchar, muitas vezes contra sua vontade. Vê cada boa lembrança que a princípio costurava as partes, não ter força para manter as partes juntas.

Para mim, isso é saudades ...

Há outras questões, que posso escrever depois:
Saudades de tudo que ainda eu não vi;
Há tempo para sentir Saudades?
Porque sentimos saudades de quem não sente saudades de nós?

Um comentário:

  1. Saudade é algo que não se pode controlar... Assim como o amor e nossos corações indomáveis!
    Tão ruim quanto sentir saudade do que existiu é sentir saudade de algo que nunca existiu ou que nunca aconteceu realmente... Ou só aconteceu em nossa imaginação! Caracas! Que viagem!!!
    Saudades do que poderia ter sido! Saudades do que não aconteceu!
    Mas é isso aí!
    Isso mostra que estamos vivos! E viver é amar, sentir saudades, rir, chorar, escrever, falar...
    E vamos viver, né??
    Amo vc!!!

    ResponderExcluir