.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

sábado, 25 de dezembro de 2010

Todo Mundo é Filho de Papai Noel?


Alguém ousa refletir sobre o Natal?

Há umas coisas bem chatas como:

1º. A pressão comercial, na TV, no Rádio e na mídia em geral, para comprar, comprar e comprar. De maneira desenfreada. (Não suporto o empurra-empurra nas lojas, shoppings, mercados e qualquer lugar onde tenham mais de 1 pessoa por m²)

2º. Hipocrisia generalizada que toma conta das famílias, nesse dia. Parentes brigados fingem uma reconciliação. Se abraçam, trocam falsas cortesias e elogios claramente forçados. No dia seguinte, tudo será como antes. Talvez pior, porque há um sério risco de alguém passar mal por causa da bebedeira e culpar o salPICÃO ou FRICAsse do desafeto.

3º. A maior parte das pessoas mal sabe o que se comemora realmente. Sabe menos ainda que a data foi mudada, pela Igreja Católica, para coincidir com o solstício de inverno do hemisfério norte! Para auxiliar a adesão e assimilação dos pagãos.

No Brasil, só depois da década de 60 passou a ser 24 de Dezembro. Antes se comemorava em 10 de janeiro, mas essa data era pouco comercial e acho que havia um grande risco do povo gastar todo o 13º Salário em Cidra, Bacalhau, Fogos e oferendas para orixás e não sobraria muito para o comércio ... Já perceberam como muitas crianças choram ao ver Papai Noel? Não, não é emoção! É que um homem com a barba daquele tamanho, com uma roupa de inverno rigoroso é muito chocante! Provavelmente a criança pensa que vai ser devorada.

(O Saci da "mitologia" brasileira assiste a Papai Noel "mitologia" da coca cola se empanturrar )

4º. Mas o troféu joinha (chatisse insuperável) vai para a “Tia Dulcinéia” a remanescente das irmãs Cajazeiras de o Bem Amado*. Surreal, mas ela atravessou as décadas e insiste em ritualizar, formalizar e estragar o natal alheio.

Tia Dulcineia, em geral, religiosa fervorosa, carola e farisáica (Em toda família sobrou ao menos uma! Com azar mais de uma! Não se preocupe, uma é suficiente, ela tem seu próprio séquito que fara a corte e os rituais necessários).

(As irmãs Cajazeiras rezam na missa do coelho, ou seria do galo?)

Tia Dulcineia insiste em uma família mista (cristão de várias denominações e alguns até não cristãos) a meia-noite em fazer não apenas um Pai Nosso (oração consensual entre todos os cristãos presentes e agradável a quase todos, mesmo os agnósticos e não cristãos ), mas sim forçar um rito especifico de qualquer de uma das denominações presentes.

Por Exemplo: 7 orações decoradas e apenas utilizadas em um rito determinado na missa de domingo ou no culto de uma igreja pentecostal qualquer ...

A menos que ela seja sequelada, ela sabe:

Ave Maria não agrada aos prostestantes;
Salve Rainha também não!
Mãe da Divina Misericórdia, menos ainda!

O aniversariante não era o Menino Jesus? Porque ele só ganha um singelo PadreNosso? E sua mãe recebe mais de 3 orações? Sempre soube do tradicional matriarcado judeu, mas isso já é um pouco demais.

Em todo lugar, Papai Noel aparece mais do que a Jesus e sua mensagem!

(legenda: Eu quero que você gaste muito. Para provar o amor a sua família)

Orações espontâneas recheadas e salpicadas de gritos de “Aleluias”, “Ta Amarrado”, “Sangue de Jesus tem poder” desagradam todos que não sejam neo-pentecostais e muitas vezes assustam as criancinhas.

Aconteceu assim lá onde eu estava. Alguém mais exaltado murmurou: Que Saco, Tem gente que o Cristianismo só chega até o pescoço? (Nesse momento, Tia Dulcineia gritou: Salve Rainha! Viva Jesus!)

Quando a tia Dulcineia, querendo demonstrar modernidade, começa a repetir oração que o Padre Marcelo lançou ontem na TV Católica ... Realmente causa ira e colera em todos que não forem católicos ... Se ela puxar um erguei as mãos ... por favor, alguém me traz um saquinho de vômito?

Claro que antes de tudo isso, ao chegar, Tia Dulcinéia trocou o canal do fecal especial da Xuxa para o não menos intestinal canal religioso, com o nosso paradoxal, PAPA NAZI (sim, ele participou ativa, e há quem diga que até "passivamente", da juventude hitlerista, isso é público) fazendo a Missa do Coelho (A missa sempre leva o nome do animal do ano chines, não é?) O ano do galo foi 1921 ... o pessoal não se atualiza! Ou então, para a pregação de um outro religioso qualquer que a cada 5 minutos pedirá uma contribuição financeira. É claro!

(legenda: Da juventude Hitlerista a Papa)

Haverá quem dirá, que meu texto foi motivado por eu ter caído da escada na véspera de natal em cima do meu pé que agora está meio roxo. Mas a verdade é que eu não bebo e a realidade fica um pouco mais destacada e depois de 31 anos, sóbrio, vendo a mesma coisa, já não tenho mais qualquer ilusão.

Infelizmente, para a maioria o NATAL é apenas mais uma data comercial ... e todos os rituais da Tia Dulcinéia e sua completa despreocupação com o conforto e inclusão de todos os presentes nas celebrações só reforçam o foco na formalidade da festa e a completa ausência da essência da mensagem do aniversariante.

Lamentável que alguns personagens (Tia Dulcinéia) típicos do Brasil Rural, Iletrado, Alienado cenário do típico do BEM AMADO ainda estejam presentes na nossa realidade.

(Tia Dulcinéia de Laranja faz cara de enfezada)

Desculpem-me mas o NATAL como celebrado nos dia de hoje é apenas mais uma festa pagã, que em alguns aspectos (Gula, Ostentação e Idolatria dos bens e dinheiro) faz até o carnaval corar.

Obrigado, mas eu não quero ser filho do Papai Noel!

(legenda: Natal cancelado por caus dos direitos autorais pagãos)

Deixo para vocês: "Anoiteceu"

Composta por Assis Valente
única música natalina brasileira



"... Já faz tempo que eu pedi, mas o meu papai noel não vem ..."

Nela fica claro o choque entre toda a baboseira importada do natal americano da coca cola e a realidade da maioria dos brasileiros

Mitos, formalidade e paganismo do natal atual podem ser realmente crueis com uma criança pobre e fica claro como a verdadeira essência no natal foi perdida.

(DownLoad de Anoiteceu)

*O Bem Amado: Telenovela, filme e teatro sobre as aventuras do corrupto Odorico e suas correligionárias e defensoras fervorosas irmãs Cajazeiras entre outros personagens típicos do conservadorismo e imaginário brasileiros. (link do Wiki)

3 comentários:

  1. gente, eu não sabia q o Brasil comemorava o Natal junto com os ortodoxos até a década de 60. não sabia mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Foxx,
    Obrigado pelo comentário ... escrevi o texto com o pé fraturado, então acho que isso me fez confundir as datas do natal no Brasil ... Os relatos que ouvi de minha avó era do natal em janeiro na década de 1930 e 1940 ...

    ResponderExcluir
  3. Ácido e engraçado, como sempre... Tudo o que você falou faz todo sentido. Aqui em casa agente sempre procurou fazer uma adaptação (há um tempo atraz, minha mãe fazia montava uma mangueira de natal, ao inves de pinheiro. Nozes e castanhas nós tbm não costumávamos comprar, enfeitavamos a mesa com abacaxi, manga, e outras frutas brasileiras). Mas, na verdade, aqui em casa, o Natal sempre foi uma festa em que podíamos comer bastante e ficar acordado até tarde. Eu fiquei chocado quando eu descobri que a roupa do papai noel só era vermelha por causa da coca-cola. E essa parteda mudança da data, acredita que eu li isso no Código Da Vinci?? kkkkkk

    Um beijo Vox

    ResponderExcluir