.feed-links { clear: both; line-height: 2.5em; text-indent:-9999em;}

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Famílias, Homofobia Não, Né?

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre o tema, dividir com vocês a minha experiência pessoal , minha tese de Pós-Graduação, mas acredito que tudo isso será menos proveitoso, do que o blog que irei sugerir.


O blog Mãe, Sou Gay! http://www.maesougay.com, mostra como é possível que Mães e Pais entendam seus filhos gays de forma verdadeira.

Muito mais do que um "eu te aceito" dito entre dentes e da boca para fora, como é a maioria dos casos, quando na boa hipótese.

Em Mãe, Sou Gay! uma mãe heterossexual relata as suas experiência, reflexões sobre a homossexualidade.

Eu já acompanho há algum tempo. É impressionante como uma mãe hetero pode entender e compreender as questões e demandas que interessam seu filho que é gay. Eu acho que está ligado ao fato dela ser professora e, provavelmente, ter feito da reflexão e aprendizagem uma rotina.

Em 2003, eu imaginava que todas as mães de gays, assim que soubessem da homossexualidade de seus filhos, tinham, em curto prazo, o potencial de ter comportamento semelhante a mãe do blog que eu indico hoje ... Infelizmente, a verdade é que não costuma ser bem assim.
Nos blogs que acompanho, já li de tudo em relação a gays e suas famílias. É triste, mas a esmagadora maioria reclama de incompreensão, discriminação e homofobia em suas próprias famílias ...

Há ainda a surreal situação de um pacto de mediocridade, isto é, o indivíduo assume-se, aje como se não fosse gay e aceita uma aceitação subordinada e cheia de condicionalidades e insiste em convencer os outros que isso é aceitação.

Quando leio o blog Mãe, Sou Gay! meu coração se enche de esperança no futuro.

Ouso acreditar que em médio prazo, todas as mães de gays poderão (se decidirem realmente refletir, aprender e colocar-se no lugar de seus filhos) acolhê-los e aceitá-los de forma verdadeira.

(Os cartazes dizem: Casamento para todos - Orgulhosos de Nossos Filhos Gays)

Sonho que defenderão os direitos de seus filhos gays como se defendessem os seus próprios. Livres de dogmas religiosos e morais aceitos sem a mínima reflexão.

Identificando-se com o combate da homofobia, como identificaram-se com o combate do machismo e sexismo em suas juventudes, sendo o fim da homofobia o próximo passo por uma sociedade mais justa e digna;

Ouso sonhar que não só as mães, mas também os pais, e porque não os irmãos, e quem sabe os tios, os avós, os amigos e todos aqueles que o conhecerem "fora do armário" perceberam que você é um ser humano como qualquer outro e que suas demandas são apenas a realização dos Direitos Humanos, do Art. 5º da Constituição Federal, ou da A Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

Mas meu real desejo é que todos os gays, especialmente aqueles que escrevam blogs ou estejam na mídia, se entendam e aceitem que há homofobia no Brasil e que se cada um de nós fizer um pouco ela se reduzirá muito, e cada vez mais, até que se torne tão ridicula quanto o machismo ou o racismo.

Na perspectiva, de fazermos de 2011 o ano contra a homofobia, acredito que informar-se é fundamental, por isso dedico esse post a sugerir a leitura de um outro blog.


... Qualquer Maneira de Amor Vale a Pena,
Qualquer Maneira de Amor Vale Amar ...


Paula_e_Bebeto.MP3

Se Você é gay, pai, parente, amigo ou simpatizante e não sabe como pode ajudar?

Além de ler Mãe, Sou Gay!, você pode ler também o http://30ideias.blogspot.com/, e implementar algumas das sugestões e formas de ajudar a causa LGBTS. Transformar a sociedade é missão de cada um de nós.

Ps: Decidi escrever sobre o tema depois de ler o Gay Demais? de Mãe, Sou Gay! Que sintetizou de forma didática e clara quase tudo o que eu consigo pensar sobre o tema.

5 comentários:

  1. eu acho o blog Mãe, Eu Sou Gay uma iniciativa incrivel, mas convenhamos, por causa disso a gente pode esperar um futuro melhor? Eu acho pouco!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Blog Mãe, Eu sou Gay ... sensacional mesmo ... de uma pertinência, lucidez e oportunidade incríveis ... tb já bloguei sobre ele ...

    Fox querido, pode até ser pouco, mas com certeza é um passo ... estas iniciativas motivam novas ...

    bjux aos dois

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou muito fã desse blog (está nos meus favoritos). Gosto sempre de vir aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também já conhecia o blog dela, eu me emocionei qundo li. Fico feliz que existam pessoas como ela no mundo... xD
    Fico aliviado por não fazer parte desse grupo de blogayros que sofre preconceito da familia. Minha famila é nota 10, e quando me chamam de sortudo no meu blog eu assino em baixo mesmo xD

    Beijão Vox... Até o próximo

    ResponderExcluir
  5. Não conheço esse blog mas vou dar uma olhada. Penso que é fundamental para um gay a aceitação da sua familia para enfrentar todos os preconceitos que vem de fora

    ResponderExcluir